quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pós-modernismo: estilo e subversão 1970-1990

Até 15 de janeiro de 2012 o V&A em Londres estará com a exposição Pós-modernismo: estilo e subversão 1970-1990. Este movimento tinha muitas faces diferentes: colorida e ruinosa, ridícula e luxuosa. O que todos eles tinham em comum era uma partida drástica de visões utópicas do modernismo, que tinha sido com base na clareza e simplicidade. Os modernistas queriam abrir uma janela para um mundo novo. O Pós-modernismo, ao contrário, tinha como seus princípios fundamentais a complexidade e a contradição.  Quebrou ideias estabelecidas no estilo, trazendo uma liberdade radical de design, através de gestos que foram muitas vezes engraçados, às vezes conflituoso e, ocasionalmente, absurdo. 

Entre as obras bem bacanas está a "Supermarket Trolley Chair" atribuído ao designer alemão Frank Schreiner, fundador da Stiletto Studio, Berlim. A cadeira foi produzida em uma edição limitada e é construída a partir de um carrinho de supermercado dobrado.  

Supermarket Trolley Chair
Boy George holograma de reflexão, 1987 - Richmond Holographic Studios

Em 1981, como se para cumprimentar a nova década, o artista pop Andy Warhol criou a pintura que apresentava um grande cifrão bonito.  Este reconhecimento do valor irônico seu próprio trabalho no mercado exemplifica o pós-modernismo em sua fase final.
Andy Warhol, Símbolo do Dólar, 1981. 
  Grace Jones em um vestido de maternidade projetada por Jean-Paul Goude e Antonio Lopez, 1979 
Em 1982 o filme Blade Runner de Ridley Scott é um excelente exemplo do estilo pós-moderno. A roupa abaixo está presente na exposição.

Ridley Scott com o filme Blade Runner, 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário